keskiviikkona, joulukuuta 10, 2008

Feliz Natal a todos!

***
Ella e Aleksi - Comboio da noite para Rovaniemi.
***

sunnuntai, joulukuuta 07, 2008

keskiviikkona, marraskuuta 19, 2008

keskiviikkona, marraskuuta 05, 2008

Milú 1926 - 2008

***
Uma senhora do cinema lusitano.

tiistaina, marraskuuta 04, 2008

Reaberto para negócio

***
O Laponês esteve fechado, precisava de todas as forças para o seu filhote ORC. Novembro é sempre um tempo de balanço para mim. Talvez por começar da maneira que começa, passar pela data histórica a meio e terminar mesmo ali. No principio do fim do ano.

É sempre um tempo de chamar de volta à ideia aqueles que deixei ou me deixaram de forma mais ou menos voluntária, mais ou menos repentina ou mais ou menos definitiva.

A alguns, aqueles que chegaram mais fundo no meu coração, dispensarei pensamentos quentes e nostálgicos. Aos de mais talvez não. É a vida... Hoje em dia não tenho que me chatear com isso.

Por falar em nostalgia (não tenho provas suficientes para o chamar de saudade), este Novembro entrarei nos 27 que perfaz 10 anos desde o ano trágico-cómico em que me foi prefixado um Sub, omitido tudo o resto e sufixado um 17 que obviamente caiu de velho. Por esta altura nesse ano, experimentava a bonança liceal. A partir daí tudo foi em crescendo, o bom e o mau, e acabei aqui como por milagre, numa praia solarenga.

Bem vindos de volta!
***

lauantaina, elokuuta 16, 2008

maanantaina, elokuuta 11, 2008

keskiviikkona, heinäkuuta 30, 2008

Rovaniemi 24-07-2008

^^
^^

Rovaniemi 20-07-2008

^^
^^

A feira dos Motores

^^^^
De manhã a Terhi perguntou-me se estava interessado numa feira de máquinas antigas. O Asko (pai) é grande entusiasta de todo o tipo de engenhocas e lançou-me o convite. Eu esperava que fosse uma demonstração de automóveis e motas clássicas e estava ansioso por ver uma Norton.

Quando chegamos ao local (no meio do mato, como tudo por estas bandas) apercebi-me que as "máquinas antigas", para além de um par de motos, três carros e alguns (poucos) camiões e tractores, tratava-se mesmo de MÁQUINAS!

Era um ambiente interessante cheio de fumo, óleo, carvão, motores centenários a trabalhar a topo, assobios agudos das máquinas a vapor... Curiosamente, duas ou três mulheres à vista, bem mais do que seria de esperar daquele ambiente tão viril. Uma boa manhã rematada por uma sopa de ervilhas servida pelas Martas (uma organização feminina do tipo Salvation Army)

Da parte da tarde faltava apreciar os dois barcos a vapor, também centenários, ancorados à beira do lago.
^^

Maikinpelto

^^O Amigo macaquinho sempre presente dançava em voltas hipnóticas agarrado à corrente do candeeiro. O Orvo, sereno, olhava.
^^

tiistaina, kesäkuuta 24, 2008

maanantaina, kesäkuuta 02, 2008

Filho de peixe, é bacalhau!

~~~
As crianças são máquinas extraordinárias. Para elas não há limites conhecidos e não perdem tempo com futilidades.

São como uma espécie de filtro que absorve todo o mundo à sua volta, o que lhes interessa fica para sempre, o que não lhes interessa sai na forma de caca ou vómito.

Aos pais fazem coisas terríveis, espoliam-nos de tudo: tempo; dinheiro; energia; afecto... ficamos secos como um bacalhau, mas ao mesmo tempo cheios, como quando a posta é banhada por meio litro de azeite de lavrador, não há nada que saiba tão bem.
~~~

As carinhas de Maio'08

~~~

O verão chegou

~~~