tiistaina, tammikuuta 31, 2006
O Rally
Fico contente de saber que o Laponês já tem clientes habituais, um grande abraco (ou beijinho) a eles.
Desde a última entrada já se passaram algumas coisas... primeiro os aniversários em dias consecutivos do Nuno (Endesse) da Avó Lurdes e do Bruno (Mezenga), talvez mais algum, mas eu não sou muito bom com datas. Em segundo por fim ouvi a Litixa a cantar (algo que esperava a algum tempo, para mais sendo fã n1 e possivelmente manager com uma comixão de 20%, hint hint), Em terceiro algo não tão bom. Um desejo de melhoras para o Dani que depois de assistir ao Rally da Lapónia 2006, despistou-se violentamente quando caminhava a casa. É mais dificil caminhar no gelo do que parece à primeira vista.
Por falar em Rally deio-vos um cheirinho, o mesmo que eu tive, porque um sabado no escritório não deu para mais.
Infelizmente não cheguei a ver nenhuma das equipas oficiais. Um triptico para um hotel com 3 idiomas tomou-me todo o sabado (eles gostam muito de photoshop :( ).
Agora tenho de ir... Até à vista!....
P
keskiviikkona, tammikuuta 25, 2006
Hoje de manhã (9:00h)
tiistaina, tammikuuta 24, 2006
Portugal não é um país pequeno
Na minha primeira semana em Rovaniemi, num fim-de-semana solarento de verão, assisti a uma pequena feira de rua. Daquelas com barraquinhas de productos contrafeitos e peixe frito fast food. Fiquei admirado pela quantidade de referencias a Portugal que encontrei, o nome de Figo ou Cristiano Ronaldo aparecia em todas as partes com as quinas ou os emblemas dos seus clubes da altura (Real Madrid e Manchester United), o que não seria de estranhar na ressaca do europeu. No entanto deparei-me com outra realidade "O Porto é uma nacão", para cada camisola de uma qualquer selecão (e eram muitas) havia uma do F.C.P.. Inumeras criancas na rua se chamavam Deco ou Maniche. Portugal Não é um país pequeno.
Esta estória vem aqui por outra razão. :) Esta semana o povo, ou pelo menos 2 milhões mais uns pozinhos de pessoas, elegeram Cavaco Silva como presidente da república. No dia seguinte pude encontrar a fotografia vitoriosa na televisão e mesmo no pequeno jornal da cidade, com direito a espaco a cores na última página. Esta vitória de cavaco mostrou-me novamente que um Portugal Europeu não é um país pequeno.
Pena é que ainda se pense pequeno em Portugal.
Já agora muiiiiiito obrigado à Raquelita e ao Mon ami :) pelos comentários.
sunnuntai, tammikuuta 22, 2006
Frio
Na Rússia, 76 pessoas já morreram por hipotermia
Vaga de frio glaciar estende-se ao Norte e Sudeste da Europa
21.01.2006 - 22h11 AFP
De acordo com as autoridades moscovitas, cinco pessoas perderam a vida nas últimas horas na cidade, elevando para 76 o número de pessoas que morreram nos últimos dias devido ao frio, na sua maioria pessoas sem-abrigo e idosos.
Confrontado com um aumento inesperado das necessidades energéticas, o gigante petrolífero Gazprom, principal abastecedor de gás do país, garante que as suas instalações estão “a funcionar no máximo das suas capacidades” para evitar rupturas. Ainda assim, a empresa admite que “15 regiões da Rússia não estavam preparadas para a descida brutal das temperaturas”.
Mas a vaga de frio estendeu-se já a vários países vizinhos, como é o caso da Polónia, onde intensos nevões e ventos fortes são a face mais visível da diminuição da temperatura que, em algumas zonas, chegou aos 20º negativos. Várias aldeias do Leste do país ficaram privadas de luz durante grande parte do dia devido à queda de postes de electricidade, enquanto no Sul, o tecto de uma fábrica na cidade de Ostrowiec desabou, provocando dois mortos e um ferido.
Quatro pessoas morreram de hipotermia desde sexta-feira no Nordeste do país, o que eleva para 127 o número de vítimas do frio no país desde o início do Inverno. A meteorologia prevê que as temperaturas se mantenham abaixo dos 20º graus negativos na quase totalidade do território polaco.
Na Ucrânia, onze pessoas perderam a vida nas últimas 24 horas, elevando para 18 o número de mortes registadas desde o início da vaga de frio.
Mais a Sul, na Turquia, cerca de 3600 aldeias estiveram isoladas durante todo o dia, em especial no Leste e Norte do país, na sequência de fortes nevões. Na província de Bitlis (Leste), um autocarro foi atingido por uma avalancha, acabando por cair numa ravina. Oito dos 29 ocupantes morreram no acidente e outros 15 ficaram feridos.
Nas últimas 24 horas, sete pessoas morreram e outras 61 foram hospitalizadas devido a intoxicações por monóxido de carbono, resultantes de má ventilação das habitações ou uso deficiente de aquecedores e braseiras.
Na Estónia, as autoridades contabilizaram quarto mortes por hipotermia, face aos 33º negativos registados pelos termómetros, temperaturas muito próximas da vizinha Letónia.
Ainda no Báltico, a Lituânia confronta-se com problemas no abastecimento de gás, face ao enorme aumento do consumo energético dos últimos dias, obrigando as autoridades locais a importar combustível da Letónia.
Na vizinha Escandinávia, as temperaturas são também extremamente baixas.
Na Finlândia, onde as regiões setentrionais registaram 42,6º negativos, as autoridades admitem problemas no abastecimento de electricidade, em especial depois da Rússia ter reduzido as suas exportações energéticas para enfrentar as necessidades internas.
No aeroporto internacional de Copenhaga, na Dinamarca, encerrado ontem durante várias horas devido à incapacidade para retirar o gelo das ases dos aviões, as operações já foram retomadas, mas ainda se registam várias horas de atraso.
Na Alemanha, as previsões meteorológicas apontam para a chegada do “frio árctico” na próxima madrugada, admitindo-se que as baixas temperaturas alastrem a outros países vizinhos.
Obrigado Litixa pela visita!!!
;)
torstaina, tammikuuta 19, 2006
A primeira coisa que aprendi para 2006
Asko, o pai da Terhi decidiu iniciar-me na arte da encadernacão durante a breve pausa natalicia pelo que poderei dizer que isto poderá ser o meu novo hobby .
Tenho uma admiracão especial por este livro em tons de castanho. Um livro que ensina a fazer livros numa edicão de 1933 e que com muito orgulho ostenta 40 imagens.
Isto tudo me lembrou do tema do blog... um livro...
Passando a coisas mais terrenas... está um frio de rachar -25 graus numa das semanas mais frias dos últimos 50 anos.
Experimentei ontém o que é ter a cara congelada e ar frio a entrar nos pulmões onde se encontrava com ar quente... e tudo isto para ir comer à cantina antes da aula de finlandês.
Já são as 12:00h aqui, por falar em cantina, vou fazer algo para comer.
Até à vista!
Comecar outra vez
Entretanto, e quem me conhece sabe que eu sofro de alguma preguicite, as coisas ficaram por aí e nem cheguei a fazer posts.
Penso no entanto que é altura de avancar com este projecto.
- Uma visita da Sara ao velho "Laponês" acordou-me.
- Tenho visitado regularmente dois blogs e quero também retribuir o afecto de quem deixa algo de si.
- Talvez matar um pouco de saudades.
- Os meus pais estão a pensar entrar num curso de computadores e internet (penso que na junta) e é uma boa maneira de os ajudar.
- etc. etc. etc.
P