tiistaina, tammikuuta 24, 2006

Portugal não é um país pequeno

Lembro-me de nos livros de história, nos capitulos dedicados ao estado novo, encontrar vários objectos de propaganda de muito valor. Alguns expunham a ideia Deus, Pátria e Familia, outros as "Licões de Salazar", os meus favoritos eram os turisticos das várias provincias, mas o que vem aqui para o caso é outro. Contava outro cartaz que Portugal não é um país pequeno. Para ilustrar essa ideia tinha uma imagem de portugal continental, ilhas e território ultramarino, sobrepondo-se em area à imagem da Europa.

Na minha primeira semana em Rovaniemi, num fim-de-semana solarento de verão, assisti a uma pequena feira de rua. Daquelas com barraquinhas de productos contrafeitos e peixe frito fast food. Fiquei admirado pela quantidade de referencias a Portugal que encontrei, o nome de Figo ou Cristiano Ronaldo aparecia em todas as partes com as quinas ou os emblemas dos seus clubes da altura (Real Madrid e Manchester United), o que não seria de estranhar na ressaca do europeu. No entanto deparei-me com outra realidade "O Porto é uma nacão", para cada camisola de uma qualquer selecão (e eram muitas) havia uma do F.C.P.. Inumeras criancas na rua se chamavam Deco ou Maniche. Portugal Não é um país pequeno.

Esta estória vem aqui por outra razão. :) Esta semana o povo, ou pelo menos 2 milhões mais uns pozinhos de pessoas, elegeram Cavaco Silva como presidente da república. No dia seguinte pude encontrar a fotografia vitoriosa na televisão e mesmo no pequeno jornal da cidade, com direito a espaco a cores na última página. Esta vitória de cavaco mostrou-me novamente que um Portugal Europeu não é um país pequeno.

Pena é que ainda se pense pequeno em Portugal.

Já agora muiiiiiito obrigado à Raquelita e ao Mon ami :) pelos comentários.

1 kommentti:

Sara kirjoitti...

Digo mais:
Pena que os portugueses tenham escolhido Cavaco Silva para PR. Portugal vai continuar a pensar pequeno. Cada um a olhar para o seu umbigo.